terça-feira, 9 de setembro de 2008

Para os amantes do Youtube

Boa noite meus queridos amigos, espero que todos tenham passado um otimo final de semana, pois o meu foi maravilhoso. Devido ao meu sono estar totalmente desrregulado nao consegui escrever ontem, mas ca estou pra falar sobre uma materia que eu li no O Globo no dia 06/09, sobre um acervo FANTASTICO que o YouTube tem sobre nossa querida Cultura.
Vou colocar alguns trechos da materia, pois para acessar tem que ser cadastrado. Para aqueles que tiverem cadastro entrem no link http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2008/09/06/os_melhores_videos_de_cultura_nacionais_disponiveis_no_you_tube-548114692.asp, par quem nao é, segue abaixo a lista de alguns videos.

Boa diversão a todos, bjos !

MARIA BETHÂNIA : Em meados dos anos 60, uma Maria Bethânia adolescente surgiu para o mundo no espetáculo "Opinião", substituindo uma Nara Leão doente. Sua interpretação de "Carcará" ajudou a transformá-la numa estrela da noite para o dia. http://www.youtube.com/watch?v=USpNXyKXa18

ASTRUD GILBERTO : Com Stan Getz, ela canta "Garota de Ipanema" no filme "Turma Bossa Nova" ("Get yourself a college girl"), de Sidney Miller (homônimo do compositor brasileiro), de 1964. É uma rara imagem da cantora em pleno estouro da canção de Tom e Vinicius.
http://www.youtube.com/watch?v=Zz2P_dXgfNk

PELO TELEFONE : Um Chico Buarque em estado de total encantamento acompanha Donga em "Pelo telefone", do próprio Donga, o primeiro samba gravado. O encontro aconteceu no programa de Hebe Camargo, na Record, em 1966. Ela e Pixinguinha também participam da cena. Um registro histórico, com direito a Donga sambando.
http://www.youtube.com/watch?v=cyq81SD--YA

CLARICE LISPECTOR: Em 1977, mesmo ano de sua morte, a escritora concedeu sua última entrevista, para o jornalista Junio Lerner, no "Panorama". O programa "30 anos incríveis", da TV Cultura,apresentado por Gastão Moreira, exibiu a entrevista de Clarice, que aqui foi dividida em cinco partes.
Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=9ad7b6kqyok
Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=zjQ5PSEOd1U
Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=2Orgxd9bD_c
Parte 4 http://www.youtube.com/watch?v=ptCJzf20rbY
Parte 5 http://www.youtube.com/watch?v=TbZriv5THpA

CARMEN MIRANDA : Em "Banana da terra", de 1939, ela faz sua primeira aparição caracterizada da forma que a consagrou. Este trecho de pouco mais de três minutos é o que restou do filme e mostra Carmen cantando "O que é que a baiana tem?", de Dorival Caymmi.
http://www.youtube.com/watch?v=ojo3I59Gn6c

JOÃO E TOM : Em 1992, no Teatro Municipal carioca, Tom Jobim e João Gilberto encontram-se pela primeira vez em 30 anos. A música é "Chega de saudade". Um clássico.
http://www.youtube.com/watch?v=guMek3_D6ls

SEPULTURA: Show de 1986 que traz o grupo ainda antes do estouro. Nessa época, eles estavam no segundo disco.O guitarrista ainda não era Andreas Kisser, mas sim Jairo Guedz. Dividido em cinco partes.
Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=d-IbvkzaglM
Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=d-IbvkzaglM
Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=pGIb-uXBZ9Y
Parte 4 http://www.youtube.com/watch?v=Bff2NewHlfM
Parte 5 http://www.youtube.com/watch?v=iPMVucqUIps

NELSON RODRIGES E OTTO: Em programa da Globo de 1977, Otto Lara Resende entrevista Nelson Rodrigues, que tinha acabado de lançar o livro de memórias "O reacionário". Dividido em três partes.
Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=bg6CTwVwsss
Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=CD64bMg2Iu0
Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=R0Z5QRv6i2Y

RAUL SEIXAS: No programa de Jô Soares, em julho de 1989, ainda no SBT, Raul Seixas, ao lado do parceiro Marcelo Nova, dá sua última entrevista. Ele morreria um mês depois.
Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=ZNVHiBFUXWk
Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=barDwym4Z-U

OS MUTANTES : Em 1968, Os Mutantes estavam no auge. No vídeo, o trio formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias defende "2001" (parceria de Rita e Tom Zé), no Festival da Record. Gilberto Gil tira uma casquinha da festa tocando acordeon.
http://www.youtube.com/watch?v=PAuGLBClTss

Nenhum comentário: