sábado, 13 de setembro de 2008

Gentileza Gera Gentileza: Quem nunca viu essa frase no RIO!

Boa noite meus caros amigos(as), pra quem não sabe, sou um Paulistano apaixonado pelo Rio de Janeiro, e que adora desfrutar de detalhes que a cidade oferece.
Adoro andar pela cidade, seja dia de semana ou fim de semana, seja de manha, tarde ou a noite. Costumo ter um olhar bem profundo nos detalhes. O lugar mais especial pra mim é Sta Teresa (com certeza ira ganhar um espaço aqui), mas enfim, meu POST hoje é sobre uma frase que eu vejo em varios pontos do Rio, sendo mais especifico nas proximidades da Rodoviária. A frase é "Gentileza Gera Gentileza".
Estava eu andando no Largo da Carioca e me deparei com um camelô vendendo camisetas com essa frase, e eu muito curioso nao resisti em perguntar. Fiquei mais ou menos umas 3 hora falando com o cidadão, e nesse meio meio tempo, entrou na conversa uma mulher que estava comprando nao uma, mas sim 3 camisetas com a frase e me contou toda uma historia sobre essa frase, onde foi "inventada" pelo PROFETA GENTILEZA.
Foi um cara que, teve uma vida muito dificil, onde desde pequeno trabalhou para ajudar seus pais e anos mais tarde, com sua familia em Niteroi, sofreram um acidente horrivel no Incendio do “Gran Circus Norte-Americano“. A partir desse dia, o PROFETA começou a ouvir “vozes astrais“, segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual.
Vindo para a Capital do Rio de Janeiro, começou a fazer sua pregação e a citar frases e mais frases.
Ele ficou conhecido quando começou a colocar sus frases em pilastras espalhadas pela cidade, onde tempos depois do seu falecimento, começaram a serem apagadas pelos pichadores e ate mesmo pela propria prefeitura.
Mas no ano de 1999, houve um projeto da Prefeitura de restauração chamado "Rio com gentilezas" onde foram restaurados todas suas citações e com isso sua obra foi classificada como "Patrimônio Urbano Carioca". Para aqueles que gostaram e querem saber um pouco mais sobre esse grade PROFETA entrem no site http://oimpressionista.wordpress.com/museu-virtual-gentileza/, onde irao encontrar muitas frases, imagens das suas frases nas pilastras e toda sua historia.
Mas segue abaixo algumas frases que eu selecionei. Não alterei a forma de como ele escrevia, deixei no formato original, pois ele era um gênio, mas que nunca teve oportunidade de aprender a escrever.

(* MEUS FILHOS / NOSSA CABECA / NOSSO MESTRE / O MUNDO É UMA / ESCOLA AMORRR)

2 PALAVRAS / QUE CONDENA POR / FAVOR OBRIGADO / E SER ESCRAVO DO / CAPITALISMO)

( AMORRR / MEUS FILHOS / NÃO USEM PRO- / BLEMAS NÃO / USEM POBREZA / USAMOS A NA- / TUREZA TEM / BASTANTE RIQUEZA / DISSE GENTILEZA )

(* GENTILEZA GERA GENTILEZA 41 AMORRR A NATUREZA * / E DEUS NOSSO PAI CRIADOR / NÃO VENDE TERRAS NÃO COBRE / PARA NOS DAR ALIMENTAÇÃO DA / TUDO DE GRAÇA O CAPITALIS- / MO DESTROI E LEVE PARA O / ABISMO I POR JESSUSS DISSE GENTILEZA )

( DEUS / GENTILEZA / QUE GERA / GENTILEZA / AMORRR / BELEZA / PERFEIÇÃO / BONDADE / E RIQUEZA / A NATUREZA )

Bom, é isso ai meus amigos, espero que tenham gostado dessa singela homenagem ao Profeta Gentileza e a essa Cidade Maravilhosa.
PS. de um Paulistano com Alma Carioca.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pode ter certeza, meu caro zé, que 90% dos cariocas nunca ouviram falar dessa historia, eu mesmo sempre fui muito curioso para saber quem tinha escrevido estes dizeres. Vlw pela pesquisa de campo. abraço.

Unknown disse...

Antes de ser uma citação popular, a "Gentileza" como parte das virtudes éticas, foi estudada por Aristóteles no período clássico da história - como princípio de Solidariedade e Respeito ao Ser humano - encontrada nas bases de uma sociedade civilizada de fato.

O conhecimento difundido nesse período dava conta que a "felicidade" só era possível com o cumprimento da ética das virtudes: Justiça; Honestidade; Amor; Prudência; Liberdade; Responsabilidade; Sinceridade e Respeito.

No Ocidente, as filosofias morais começaram a ser produzidas na Grécia antiga, a partir do século V a.C. Recentemente, no século XIX o sociólogo Max Weber teorizou sobre a Solidariedade.

Seguramente, o "Profeta Gentileza" era uma assumidade - pois, sem formação cultural formal, conseguiu antevê a principal chaga dos tempos "modernos": a falta de ética de virtudes.